segunda-feira, 12 de maio de 2008

UM SONHO REALIZADO

Quando você, caro leitor, for saindo da Avenida da Paz em seu carro e logo entrando na Praça Sinimbu, olhe à esquerda e verá uma bonita casa azul e branca, que é a casa Jorge de Lima, hoje patrimônio da Academia Alagoana de Letras. Ela representa o fruto de um sonho de um homem notável que passou toda a sua vida batalhando em trazer benefícios para Alagoas: o grande médico Ib Gatto Falcão. Eu e meus estimados companheiros da Academia acompanhamos de perto todo o seu esforço para conseguir realizar esse sonho.

Naquela casa residiu o grande poeta Jorge de Lima, hoje famoso internacionalmente. Corria o ano de 1930 e ele era médico em Maceió. Natural de União dos Palmares, Jorge de Lima fixou em sua memória as cenas vividas em sua infância, olhando o rio Mundaú, a feira, as festas de Santa Madalena e começou muito jovem a fazer os seus poemas.Depois de poucos anos no exercício da medicina em Maceió, partiu para o Rio de Janeiro onde viveu o resto de sua vida, até que faleceu no dia 15 de novembro de 1953, aos 60 anos de idade.E a casa ficou na Praça. Teve outros inquilinos e depois ficou abandonada durante muito tempo. Foi aí, então, que dr. Ib, assumindo a presidência da Academia Alagoana de Letras, resolveu transformá-la num verdadeiro centro de cultura e de saber. E conseguiu.

Com a ajuda do BNDS, que financiou o projeto da reconstrução, na manhã do último dia 17, em seu apartamento e ao lado de dedicados familiares, e com a presença da maioria dos componentes da Academia Alagoana de Letras, dos dirigentes da firma System que fez a obra, das arquitetas Fátima e Gardênia, a casa foi entregue em sua primeira etapa.Dr. Ib, recuperando-se de uma enfermidade, presenciou com emoção um momento tão desejado em sua vida. Agora a Casa de Jorge de Lima, que terá o Acadêmico Ricardo Nogueira como diretor geral, será destinada a um centro de cultura para cursos de especialização, de línguas estrangeiras, pós-graduação, reuniões científicas, enfim, algo que possa engrandecer a cultura de nossa terra.

A educação não é só um instrumento para o desenvolvimento, mas o próprio desenvolvimento; não é apenas uma atividade inerente ao processo de vida, mas a própria vida.A reforma do homem é a meta que devemos nos esforçar para oferecer aos alagoanos que estão crianças hoje e que precisam ser gente no futuro, em qualquer classe social, um sentido de vida. A casa Jorge de Lima e a Academia Alagoana de Letras, com certeza tudo farão pelo engrandecimento cultural de nossa terra.

9 comentários:

Anônimo disse...

dr. milton henio sou estudante de letras, estou apenas no começo da minha trajetória, mas são homens como o senhor que me faz ter certeza do que escolhi para minha vida, estou muito feliz por saber que uma pessoa tão conceituada é o presidente da academia de letras de Alagoas.

Anônimo disse...

Dr. Milton Hênio, me chamo Anderson, pois foi o senhor que ajudou a salvar minha vida quando criança, gostaria muito de entrar em contato com senhor pelo menos para agradecer o que fez por mim. Abração!
EMAIL: phillipe_fera3000@hotmail.com

Unknown disse...

Dr. Milton Hênio sou erivania e preciso da tua ajuda com meu filho! Acredito que a cura esta em ti, em tua pessoa... irei te encontrar em breve! Fica com Deus.

Anônimo disse...

Oi Dr. Milton Hênio, embora sei que vai ser difícil lembrar de mim, saiba que jamais esqueço de ti, pois foste um anjo da guarda que Deus colocou na minha vida e na de meu filho Rodrigo. Agradeço por todo esforço e dedicação que tivestes, mas Deus tem planos para a vida de cada um de nós e nem sempre a nossa vontade é a vontade dele não é mesmo? Só quero que saiba que sou eternamente grata por tudo que fizeste pela gente. Bem, nesses 09 anos muita coisa mudou em minha vida, resolvi virar a página do livro e escrever uma nova história. Hoje tenho um bebê que está com apenas 42 dias de vida, ele se chama Natanael Vinícius, que quer dizer “presente de Deus”, quem sabe um dia eu possa ter o prazer de levá-lo aí para que possa conhecê-lo não é mesmo? Olha, mesmo já tendo passado o seu aniversário, quero desejar-lhe tudo de bom e que Deus continue iluminando-o sempre. Bem, acho que já falei demais...
Ah, só uma perguntinha: o sr. ainda tem a caneca amarela? Espero que sim... Beijos!
Edilene (dilennearaujo@hotmail.com)8858-0498

Anônimo disse...

Oi dr. Milton, sou eu de novo, Edilene. Gostaria de pedir que o sr. falasse na tv gazeta sobre refluxo patológico, pois desconfio que meu bebê recém nascido tem, já que ele apresenta sintomas bem característicos dessa patologia. Estou preocupada!:(

kelly costa disse...

olá dr. me chamo kelly e preciso de sua ajuda meu filho de 4 anos está muito doente eu já levei para varios medicos e eles não me dizem nada. ele tem o peso de uma criança de 11 meses e tudo que come vomita eu desconfie de refluxo mais os medicos descartaram essa ipotése. meu esposo quando criança foi cuidado pelo senhor e ele fala muito bem do senhor. por favor me ajude esse é um pedido de uma mãe desesperada. meu email é k.costa.moura@bol.com.br

ESCOLA PEDRO CORREIA DAS GRAÇAS disse...

Dr. Milton Hênio.
Temos grande satisfação em dizer que o senhor acompanhou o crescimento de nossos 2 filhos como pediatra e hoje acompanha o crescimento de nossa 1ª netinha. Sempre com a mesma dedicação e incomparável competência. Queremos
agradecer por toda gentileza e atenção dispensadas à nossa família. Que o Senhor Jesus continue abençoando ao senhor e toda sua família.
Grande abraço.

Cida e Marcos.

Elâine Rocha disse...

Olá meu querido amigo!!!
fui sua paciente quando criança e agora como adulta tenho enorme prazer telo como meu muito amado amigo,sou sua fã e admiradora do seu belissimo trabalho a sociedade alagoana e como Assistente Social o prazer de ter te acompanhado no atendimento as crianças da Apae,onde tenho enorme orgulho de também ser amiga de Fernanda que é a sua continuação na parte da Psicologia amo demais vcs e que Deus te ilumine e abençoe sempre aqui junto de todos que te ama e precisa!!!! Beijos mega iluminados no seu coração e na sua alma!!!

Assitente Social

Elâine Rocha

Anônimo disse...

Boa tarde Dr°. Milton, sou formada em tecnica de enfermagem, estou a procura do primeiro emprego, gostaria de uma oportunidade de emprego, sou portadora de todos os documentos.

Alliny_linynha@hotmail.com