terça-feira, 25 de março de 2008

O CRISTO EM NOSSA VIDA

Tenha certeza, caro leitor, que você foi feito para uma missão. E é no Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Diz o livro dos Provérbios: “Uma vida dedicada às coisas materiais é morta, um tronco cortado; uma vida moldada por Deus, com objetivos, é uma árvore florescente”.Hoje é Domingo de Páscoa. Que esse Cristo, mensageiro da esperança, consiga que os políticos brasileiros, responsáveis pelo destino do seu povo, entendam que, com seriedade, bons propósitos e amor ao próximo, levarão dias de felicidade às populações.Cristo ressuscita todos os dias na vida de todas as pessoas que o desejam.

Ressuscita no lavrador que trabalha de sol a sol, ganhando suado para ter o seu pão de cada dia, ressuscita na criança abandonada que espera um dia ser gente, ressuscita na mulher grávida que carrega no seu ventre uma criança para o mundo. Todos nós somos viajantes no tempo. Temos hora de chegar e hora de partir e Deus tem sempre um plano sábio para cada um de nós. O mundo é complicado e confuso? Acredito que sim, mas cabe a você simplificá-lo, sem adicionar novos projetos atrapalhantes. Enquanto muitos navegam inconformados com o mar sempre revolto, procure singrar o mar do sucesso e da perseverança, enfunando as velas da alegria. Só assim poderemos caminhar em busca do futuro, convivendo com o nosso próximo, amando e sendo amado. “Nenhum homem é uma ilha”. Não se encolha dentro do seu casco como as tartarugas. Espalhe com as pessoas que lhe contornam a alegria de viver.

É bíblico dizer que depois de uma noite de escuro vem sempre uma aurora. Então não desanime nunca. Foi o Cristo que disse: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. Ele nos deu lições inesquecíveis da aurora ao ocaso de sua vida. Mostrou-nos que a vida é o maior espetáculo do mundo. Recorde que Jesus Cristo passou pelos mais dramáticos sofrimentos e humilhações como um ser humano igual a você e o superou com a mais alta dignidade.

Seja apaixonado pela vida como ele foi. Nunca desista de você! Nunca desista dos outros! Ajude-os a corrigir as rotas de suas vidas. Tenha certeza que um dia, quando deixarmos essa vida e encontrarmos o Cristo diante de nossa presença, ele não vai perguntar o que é que deixamos na Terra, mas sim o que fizemos na Terra. Vamos esperar pelos tempos, aguardando que os homens entendam como é importante para um viver com tranqüilidade a mensagem do Cristo: “Eu vos dou a paz, eu vos deixo a minha paz”.

A PAUSA QUE RELAXA

Nas atividades da vida diária, o nosso organismo fica às vezes cansado ao longo do dia. É que no mundo moderno a velocidade tornou-se uma rotina e o homem fica angustiado em tentar resolver os seus problemas correndo, sem tempo suficiente. Problemas no trabalho, trânsito intenso e demorado, buzinadas em excesso e ainda a bronca do chefe por você ter chegado atrasado. Por cima, as preocupações com a família, com as contas a pagar e a violência urbana sem controle.

Daí uma boa parte da população viver sem paciência com os filhos, com as filas dos bancos e dos supermercados. Essas e outras situações desgastantes são comuns na vida de qualquer cidadão que vive neste mundo moderno. E as pessoas vivem sem ter tempo para um pequeno relaxamento. Resultado: a tensão vai se acumulando e chega um momento em que você pensa em jogar tudo fora, mudar de vida por querer a paz.Eliminar o estresse é difícil. Cada um tem seus problemas e o seu temperamento, mas vai poder diminuí-lo bastante se souber encontrar pausas que possam relaxar.

É só tentar ocupar direito o seu tempo com pequenas coisas que lhe tragam prazer. São apenas minutos, mas que promovem um bem-estar imenso ao seu organismo. Se você é dessas pessoas que está sempre tensa, que vive perdendo a cabeça por qualquer motivo, que se deixa levar pela correnteza, pare um pouco, reflita e veja como pode usar alternativas que lhe traga felicidade. Não deixe que lhe roubem o tempo que é seu.

Aproveite os minutos disponíveis e relaxe, ouvindo uma boa música no seu carro, respirando profundamente ao amanhecer do dia, descansando em baixo de uma árvore, enfim, promovendo os meios de seu organismo liberar as endorfinas (substâncias protetoras dos órgãos e liberadas pelo organismo com a mente tranqüila). Vamos caminhar, caro leitor, com bons pensamentos. Ao menos vamos tentar no meio de tantos obstáculos.

Cada um encara a vida de uma maneira e concebe a felicidade de um modo pessoal.Há poucos dias perdi um excelente companheiro da Academia Alagoana de Letras, o escritor e poeta Francisco Valois. Vivia sempre tranqüilo como quem carrega a paz consigo, entretanto, ao seu lado permanecia um inimigo constante como ele afirmava, o cigarro. Poderia ter vivido muito mais pela calma que possuía, porem o desgaste do seu organismo foi imenso pela nicotina.Assim, devemos viver afastando as causas estressantes que promovem danos ao nosso organismo e pedindo a Deus: “Senhor, dai-me a serenidade para suportar as coisas que eu não posso mudar”.

A FAMÍLIA E A JUVENTUDE

Ontem foi comemorado o Dia da Família. No mundo confuso, cheio de atritos em que vivemos, mais do que nunca a família representa a base, o sustentáculo para uma vida feliz. Doestoievsky dizia: “O segredo da existência humana consiste não apenas em viver, mas também construir um motivo para viver”. E o estímulo para a construção desse bem viver é adquirido no lar estruturado.Constitui tarefa difícil, que exige muito bom senso e grande capacidade de doação, o encaminhamento dos filhos para um viver sadio e venturoso, não só para eles próprios, mas para toda a comunidade.

É impressionante nos dias atuais a quantidade de jovens da classe rica que são baderneiros, vândalos, drogados e que vivem sem um sentido de vida. Nas cidades grandes isso tornou-se uma rotina. Por que, perguntarão vocês? Porque são filhos de lares destruídos, de lares incompletos, de lares negligenciados, de lares brutalizados.Não é o dinheiro nem a inteligência que podem salvar o mundo, mas a ternura adquirida na infância, vivida dentro de uma família unida pelo amor. A criança, tenho dito sempre, dos 3 aos 6 anos, grava para sempre as cenas vividas dentro de sua casa, com a convivência dos pais e o que ela assisti, os exemplos do seu dia-a-dia, serão fixados para sempre em sua mente, resultando em seu futuro feliz ou infeliz.

Pode se destruir torres em minutos como já vimos, mas transformar o coração do homem leva anos. E esse é o trabalho dos que desejam a paz, construindo uma boa família. Para isso a contribuição dos pais e educadores no processo de elaboração da personalidade dos jovens deve ser constante e sutil, firme e delicada, dando-lhes noções claras de todas as regras morais que assegurem a felicidade verdadeira, mostrando-lhes que direitos humanos, amor ao próximo, trabalho honesto, fazem conquistar a humanidade em busca da harmonia.

E isso são valores construídos dentro da família.Não tem a menor dúvida: a família é o alicerce que sustenta a nossa vida, a parede que nos protege, o bálsamo que nos acalenta e a vida que nos dá vida.Que todos tenham a sua família e encontrem a paz e a felicidade tão importantes nessa caminhada terrena.Em todos os casos onde a família é destruída por culpa do pai ou da mãe, a criança sofre muito. Ela vê as pessoas que mais ama se digladiando em sua frente, e o mundo para ela perde a razão de ser. Surge então os reflexos internos que na adolescência, finalmente, são mostrados com o uso das drogas.